Locanda Delle Fate – Forse Le Lucciole Non Se Amano Più (1977)

locanda-delle-fate-forse-le-lucciole-non-se-amano-piuOriginally published on 06.01.07 (New Progshine blog)

Locanda Delle Fate
Forse Le Lucciole Non Se Amano Più
1977
Polydor / 2448 055

Track listing:
A1. A volte un istante di quiete 6:36
A2. Forse le lucciole non si amano più 9:55
A3. Profumo di colla bianca 8:30
B1. Cercando un nuovo confine 6:44
B2. Sogno di Estunno 4:44
B3. Non chiudere a chiave le stelle 3:36
B4. Vendesi saggezza 9:40
Total length: 49:45

Review:

Outra grande banda italiana, entre tantas o único disco da fase aurea desta banda é peculiar em muitas maneiras. Melódico, calmo, complexo, agressivo, o Locanda Delle Fate é tudo ao mesmo tempo agora, antes e depois.

01. A Volte Un Istante Di Quiete
Começo eletrizante com o piano, logo a banda toda neste intrumental longo e delicioso. A linha de baixo de Luciano é genial as guitarras de Ezio e Alberto fazem um casal perfeito também, a bateria de Giorgio é outro destaque. De melodia forte e cheia de detalhes a faixa de abertura é o exemplo do que vem a ser o disco, melódico, complexo, lindo e ao mesmo tempo selvagem.

02. Forse Le Lucciole Non Si Amano Più
Aqui começamos as mais belas canções do progressivo mundial, e em grande parte o responsável por isso é Leonardo Sasso que é dono de uma das vozes mais bonitas que se tem registro na história mundial. Aqui temos todas as características da faixa instrumental de abertura, com a vantagem dos vocais. Toda a complexidades de teclados, baixo e bateria perfeitos, e os milhares de instrumentos espalhados, flautas, muitos teclados, guitarras e violões. Ao meio da canção, vocais de apoio ‘macabros’ como que conversando com o personagem principal, guitarras orchestrais lindas. Simplesmente perfeita!

03. Profumo Di Colla Bianca
Começo enigmático! Alguns sons de ‘ar’ ao fundo de tudo, começa tudo com o Hammond, vocal perfeito, e pianos ainda mais. É uma vantagem muito grande ter dois tecladistas e ainda mais quando os dois sabem o que fazer. Flautas dão toques épicos a tudo, e fazem com que a beleza aumente ainda mais. Uma série instrumental cheia de sons ‘engraçadinhos’ e sensacionais, uma bagunça organizada. A sessão instrumental final é mais um exemplo de virtuosismo em defesa da canção.

04. Cercando Un Nuovo Confine
Parem tudo que Cercando Un Nuovo Confine começou! O violão incial e o vocal, só com isso eu já morreria feliz e satisfeito, mas ainda tem o piano e os vocais. A música em si é algo inimaginável, a sequência final com suas guitarras tocando em uníssono e o vocal sempre sensacional, me causa memoráveis lembranças melódicas e saudosistas. Queria que mais bandas tivessem feito esse som.

05. Sogno Di Estunno
O começo com flauta e piano, o baixo grave junto ao bumbo da bateria, vai aumentando… Essa daqui é a explosão da banda. Sintetizadores, pianos, mellotrons, moogs, é o paraíso das teclas. A beleza sai dos alto-falantes, invade a sala e cria uma série de experiências sem nem precisar sair do lugar.

06. Non Chiudere A Chiave Le Stelle
Mellotron e violão, aos poucos a banda vai se sentindo a vontade pra começar mais um clássico da beleza italiana. Aqui os vocais principais não são de Leonardo, são de Ezio e Alberto, que também conseguiram imprimir uma beleza ímpar à canção. Que banda Meu Deus! Que banda.

Esse disco tem milhares de versões diferentes, e não faço idéia se essa versão que eu tenho é a original ou não, sei que tem um cd relançado nos anos 90 que tem duas músicas bônus, mas é difícil conseeguir a informção correta.Sinceramente eu queria que mais bandas tivessem seguido o rumo do Locanda Delle Fate, ou então que eles mesmo tivessem guentando a barra mais um pouco.Se você não se sentir tocado pelo som dos caras você simplesmente não tem coração!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s