Pavlov’s Dog – At The Sound Of The Bell (1976)

pavlovs-dog-at-the-sound-of-the-bell-frontOriginally published on 17.12.06 (New Progshine blog)

Pavlov’s Dog
At The Sound Of The Bell
1976
Columbia

Track listing:
1. She Came Shining 4:24
2. Standing Here With You (Megan’s Song) 3:47
3. Mersey 3:03
4. Valkerie 5:22
5. Try to Hang On 2:08
6. Gold Nuggets 3:25
7. She Breaks Like a Morning Sky 2:22
8. Early Morning On 3:21
9. Did You See Him Cry 5:36
Total length: 33:28

Review:

Formado em 1973/73 a banda é uma das tantas bandas americanas que misturam o progressivo sinfônico com o Hard Rock. No caso desta banda ou você a odeia ou a ama. O timbre de voz de David Surkamp é semelhante ao de Geddy Lee (Rush), mas ainda mais agudo. Eu acabei adorando, basta você ouvir e tirar as suas próprias conclusões. Eu mesmo acho que tudo é válido.

01. She Came Shining
Angelical! Esse é o começo, com um teclado leve no fundo e a voz de David dando a deixa. Em seguida a banda entra com um tema leve, quase folk e muito bonito, com vocais bem colocados e instrumental sem igual. Refrão sensacional. Arrisco a dizer que é magnífica e a melhor do disco já de cara.

02. Standing Here With You (Megan’s Song)
Piano e violino uma canção bonita, e eu adoro canções bonitas! Belos violões e belos vocais, uma base de cordas ao fundo. Tudo muito comportado e bonito.

03. Mersey
Um trabalho de guitarra muito bom nessa faixa. Outra faixa praticamente acústica (esse disco em sua maioria o é). De refrão sensível e… solo de saxofone! Pérolas Pop é o que não faltam nesse disco.

04. Valkerie
Do começo de piano clássico logo somos levados pela melodia da banda completa e o que eu diria o começo do prog do disco (se não a mais progressiva). Violões e guitarras dão o tom e muito bem feito. Enquanto o vocal é sempre destaque. O auxílio do sax em alguns momentos é essencial. Em geral a melodia é diferente com uma percussão estranha e meio enigmática, destaque também para o baterista Mike Safron que fez um belo arranjo para a música. O final em refrão infinito é muito legal junto ao sax.

05. Try To Hang On
Baixo como acompanhamento? É sempre maravilha. Essa daqui é uma das mais legais, com melodia ‘festeira’ e um teclado muito bem tocado, as guitarras entram Rock e Honky Tonk, Jazz, uma pitada de tudo o que há de interessante no mundo musical. Vocais de fundo (acho que foram de coral quando jovens risos). Curta, mas magnífica!

06. Gold Nuggets
Mais uma que começa acústica e linda, com o que eu imagino ser um acordeon de acompanhamento junto do violão. No meio a bateria entra em contratempo para equilibrar as coisas. Bandolin! Eis que os rapazes surpreendem!

07. She Breaks Like A Morning Sky
Sensacional! Jazz total, cilma de cabaré, sax e tudo o mais que era necessário para que a canção se tornasse muito legal. Destaque total do disco também. Solo de saxofone (só não encontrei os créditos mais a fundo pra saber quem o toca no disco.)

08. Early Morning On
Prog! Total, o começo! Engana, pois logo em seguida muda de ramo (risos), Os sintetizadores nesse tema dão as caras muito bem, a faixa inteira é recheada deles, principalmente no tema principal. Coral ‘natalino’ na estranha sequência. Depois voltamos ‘ao normal’.

09. Did You See Him Cry
Teclados no começo, parada abrupta, piano clássico. Mais mudanças. Essa daqui é prog pacas, uma certa herança de Yes. Muitos teclados mesmo. Na melodia vocal mais uma pérola (a banda era boa nisso).

No geral o disco não é assim de todo Progressivo, mas é bom e tem muita influência. Então pra que mais? Baixem, ouçam e tirem as suas próprias conclusões. E postar aqui não mata ninguém viu. As sessões de piano dessa música são demais. Um show de bom gosto nessa faixa, um fim maravilhoso pra um disco curto, mas muito acima da média sem dúvida nenhuma.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s