Magic Pie – Motions Of Desire (2005)

motions-of-desire-56307422ece64Originally published on 12.12.06 (New Progshine blog)

Magic Pie
Motions Of Desire
2005
Progress / PRCD 015

Track listing:
1. Change 20:05
2. Motions of Desire 6:32
3. Full Circle Poetry 14:15
4. Without Knowing Why 7:55
5. Illusion & Reality (Part 1) 10:18
6. Illusion & Reality (Part 3) – Final Breath 4:49
7. Illusion & Reality (Part 4) – Reprise 3:09
8. Dream Vision 7:50
Total length: 74:53

Review:

01. Change
Grilos e bichos iniciam o disco, um riff seco, teclados. O som lembra um pouco o The Flower Kings, ora o Dream Theater, e é claro que tudo isso tem a influência dos mestres 70’s. O verso é super dinâmico, com um vocal excelente! No primeiro refrão um algo a mais chama a atenção, uma bela melodia. Várias partes quebradas durante as passagens instrumentais. Os teclados são muito bem tocados. Os vários riffs diferentes me lembram um pouco o Kansas. A ‘segunda canção’ já começa com tudo, um violão experto e bons vocais duplicados. Uma parte de loucuras, grooves e solos, e levadas estrategicamente bem encaixadas. A parte que vem a seguir é totalmente Gentle Giant e sem sombra de dúvida sensacional, os vários vocais e logo em seguida um pouco de peso pra contrabalancear. São partes e mais partes, todas se sobrepondo umas as outras muito bem. Um épico que você nem vê e já acabou. Muito bom!

02. Motions Of Desire
O começo é lindo com teclado e voz, logo em seguida vem a ‘batucada’ e os teclados a la Emerson, Lake & Palmer vem à tona. O baixo muito bem tocado também é destaque, a canção segue com belíssimos teclados e guitarras. O ‘balanço’ final é bem bacana.

03. Full Circle Poetry
O começo é puro David Gilmour (Pink Floyd) na época do The Division Bell (parece que esse disco é referência para toda a nova geração progressiva), mas logo em seguida tem uma pegada marcial, com uma melodia legal. Um violão legal de base pro canto e logo em seguida teclados que me lembraram o Asia. Mudam tudo e o Santana chega na parada pra aumentar o groove. O refrão da canção é uma das coisas mais emocionantes que eu já ouvi com certeza! Em seguida um riff infernal e poderoso. A batera marcial volta, uma sensação de bem estar vem junto. E depois os corais mais legais do mundo num refrão quase a capela, são os vocais mais legais que eu já ouvi.

04. Without Knowing Why
Começa muito bem, todos tocando junto, em seguida um riff esperto que encaixa os vocais perfeitamente. Tem uma pegada bem interessante, com guitarras duplicadas e melodia sólida. Continuo a linha de baixo (assim como muitas linhas magistrais). Final apoteótico com a guitarra fritando muito.

05. Illusions & Reality (Part I)
Essa estranha trilogia (sem a parte II), começa bem numa cenário folk, com flautas, teclados e violão. Belos sons e vocalizações e partes bem interessantes e pesadas dão um tom interessante de troca de variações rítmicas constantes. Ela vai constante em nuances e trocas rápidas de sonoridades ao longo da canção. Com um final bem bacana, mais uma vez os vocais são um caso à parte!

06. Illusions & Reality (Part III) – Final Breath
Prog extremo! De uma profunda imerssão de sentidos, guitarras pesadas e sons ambientes (pra quem já está acostumado com o tipo de som, claro!). Estranhamente a parte III de uma trilogia que tem uma quarta parte mas não a segunda (vai entender).

07. Illusions & Reality (Part IV) – Reprise
A quarta parte da trilogia (?!?) começa calma, já repetindo o primeiro tema mais lento. Só repete a faixa 5 (sem problema nenhum).

08. Dream Vision
Quando a gente pensa que acabou. Surpresa! Dream Vision chega pra dar um último ânimo, com um órgão de fundo e guitarras ora pesadas ora cheias de melodia. Baixo e bateria num ritmo crônico, mas por pouco tempo, pois como já citei, a banda não fica por muito tempo numa única parte (risos). Depois de um longo instrumental o vocal vem de maneira caótica em meio a uma melodia quase clássica, barroca. Coisas estranhas que somente no maravilhoso Rock Progressivo achamos.
Essa banda merece ser mais ouvida, espero que o disco novo previsto para até o meio do ano que vem saia logo, pra podermos ouvir mais uma beleza, sim porque depois de uma estréia dessa o segundo vai com certeza ser ótimo.

magicpie
Magic Pie
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s