Premiata Forneria Marconi – Chocolate Kings (1975)

premiata-forneria-marconi-chocolate-kings-1975Originally published on 25.11.06 (New Progshine blog)

Premiata Forneria Marconi
Chocolate Kings
1975
Numero Uno / ZSLN 55684

Track listing:
A1. From Under 7:34
A2. Harlequin 7:53
A3. Chocolate Kings 4:43
B1. Out of the Roundabout 7:55
B2. Paper Charms 8:32
Total length: 36:37

Review:

01. From Under
(Desculpem a expressão) Caralho! Esta introdução existe mesmo ou é falsa? Esta é a primeira pergunta que vem na cabeça escutando o começo de From Under, pois saibam é de verdade! O vocal de Bernardo é incomum, um tanto anasalado o que só enriquece o som na minha opinião. E pela primeira vez vi um baixista da escola de Chris Squire (Yes), Patrick Djivas é um virtuose do contrabaixo como há tempos eu não ouvia. A melodia seguinte tem um Q de urgência e desabafo. Para que logo em seguida o quase silêncio tome conta, e um violino dê a deixa para que tudo volte a partir as amarras. O final é um instrumental maravilhoso. Sem sombra de dúvidas esses caras sabiam faezr música, a parte final com baixo e bateria marcando um ritmo frenético (e difílcimente copiado) dá o tom para que violino guitarra e teclados comam soltoem solos e contra-solos. Ufa!

02. Harlequin
Um belo teclado começa a canção junto com o baixo, e então entra o violão fazendo um dedilhado muito bonito, o vocal entra completando a canção com a bateria. Tudo vem se juntando desde o começo. Bernardo canta com um belo entonamento. O começo calmo logo cede lugar para a loucura (logo após do 2º verso e de uma melodia calma com vocalizações), num aumento gradativo no tempo da canção a música nos envolve com um timbre de teclados cheio e forte, junto com a melodia do violino e o baixo totalmente presente e marcante, algumas flautas podem ser ouvidas ao fundo se prestarmos muita atenção. Só então o vocal entra para acompanhar esta parte. Uma passagem completamente estonteante de paradas e retornos. Uma confusa solidificação, eu diria que é uma bagunça organizada para um final belo e contemplativo

03. Chocolate Kings
Chocolate Kings começa arrasando! Teclado e voz numa melodia inebriante, é difícil não querer cantar junto. O refrão então, mais cativante ainda. Solos arrasadores e um teclado repetitivo marcam a volta. Esta música dá um destaque a Franz e sua bateria, cheia de rolos viradas, quebradas e bumbos. Sensacional os teclados desta faixa! Fade out sensacional.

04. Out Of The Roundabout
Guitarra, baixo e vocal nos dão as boas vindas em Out Of The Roundabout, total destaque de Franco Mussida nesta faixa. Logo em seguida a banda volta ao seu Art Rock, para que logo em seguida os instrumentos façam convensões unificadas e nos deixarem sempre de boca aberta com o talento dos instrumentistas. Do meio pra frente o violão faz uma melodia ultra-rápida e os teclados tem um toque quase percussivo a música. O final é uma quebradeira só, quase como um Gentle Giant cada está por si só mas ao mesmo tempo como diriam os Mutantes ‘numa pessoa só’. Para que terminemos em mais um momento de singela beleza numa convenção de instrumentos.

05. Paper Charms
Paper Charms começo com um timbre unico de teclados e com uma melodia vocal muito bonita. Muitos sintetizadores rondam e num certo momento a flauta volta novamente, um pandeiro meia-lua dá o ritmo da canção e então…. Ritmo pulsante, corações acelerados violinos….. Que baixista! Num ritmo alucinante a banda passeia pelos ouvidos de maneira magistral, guitarras belíssimamente bem encaixadas. O final recheado de violinos continua carregado de urgência e um quase desespero de se esperar, numa quase alucinação de sentidos as coisas vão lentamente voltando ao seu devido lugar depois de termos escutado um dos discos mais legais do movimento prog Italiano e mundial.

Não é a toa que posto este disco aqui, tem importantes memórias pra mim e, com certeza pra quem mais o ouvir.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s