Mutantes – Tudo Foi Feito Pelo Sol (1974)

mutantes-tudo-foi-feito-pelo-solOriginally published on 29.11.06 (New Progshine blog)

Mutantes
Tudo Foi Feito Pelo Sol
1974
Som Livre / 410.6001

Track listing:
A1. Deixe entrar um pouco d’água no quintal 5:03
A2. Pitágoras 6:56
A3. Desanuviar 8:13
B1. Eu só penso em te ajudar 4:58
B2. Cidadão da Terra 5:53
B3. O contrário de nada é nada 2:58
B4. Tudo foi feito pelo Sol 8:45
Total length: 42:46

Review:

01. Deixe Entrar Um Pouco D’Água No Quintal
Entrada de bateria matadora de Rui, mais a frente teclados e palmas, em uníssono todos cantam a bela letra composta pelo próprio Rui. Sergio Dias tem o vocal mais bonito em toda a história do rock nacional, simplesmente necessário ouví-lo. As guitarras e teclados permeiam toda a canção de maneira soberba. Quando Sergio começa a cantar a segunda pate da canção arrepia. Log em seguida os solos comem solto, e volta o uníssono, destaque para os ataques de Antonio Pedro no baixo. Túlio nos teclados é um destaque eterno por todo o disco. Mutantes era perfeito

02. Pitagoras
Começa com um piano esperto e guitarras ‘gritando’ em todas as direções, dando voltas na cabeça, o melor guitarrista brasileiro está tocando, com licença, façam silêncio. Quando baixo e bateria entram é um caso de amor, o riff tocado por Antonio é divino, simples e maravilhoso. E mais guitarras no fundo de tudo, numa inquietação divina, num solo infinito, como a música deles. Na segunda parte de tudo as coisas mudam de maneira radical, entrando mais fundo na mente ainda. Que final! Agoniante e lindo! Para que então um violão volte pra fazer par com o piano. Perfeito!

03. Desanuviar
Achei que essa palavra não existisse quando ouvi o disco pela primeira vez (risos), mas ela existe. Significa limpar o tempo, aquele momento quando as nuvens vão embora e o tempo fica claro e bonito. (mais risos). Voltando a canção. Desanuviar é uma pintura bela e magnífica. Ouvir Sergio cantar é uma dádiva, enquanto Túlio destrói o moog. Vai embora nuvem, vai embora e não vem mais. Lindo! No meio da canção surge (nas palavras do próprio Antonio Pedro) um bispo fazendo sermão, que foi gravado de uma rádio FM da época, é difícil entender o que ele fala, mas ficou sensacional. Os timbres dos instrumentos dos então rapazes são sem sombra de dúvidas inigualáveis, um capricho. Volta a letra……….. Sem palavras. O pessoal também caprichou nas vocalizações (toda banda que se preza tem que ter boas vocalizações, valoriza demais as músicas). Ao fim tudo explode, tempo ruim a vista! Ruim?! Como se Serio está tocando cítara? Impossível.

04. Eu Só Penso Em Te Ajudar
Ah, isso aqui é um desbunde, E o prêmio de melhor vocalista do mundo vai para… Sergio Dias, especialmente por seu trabalho sensacional na faixa Eu Só Penso Em Te Ajudar do disco Tudo Foi Feito Pelo Sol de 1974. Exagero? Acho que não! OUÇA. (Sensacional do meio pra frente! Nonsense total.)

05. Cidadão Da Terra
Riff genial de introdução! Hammonds espalhados, baixo comendo solto, bateria devastando o território, guitarra??? Precisa falar? Totalmente hippie a letra divaga ‘Não sou daqui nem sou de lá eu sou de qualquer lugar/Meu passaporte é espacial sou cidadão da terra…’ Sem igual. O instrumental do fim da canção é um caso a parte, já devíamos saber que somos os melhores músicos do planeta.

06. O Contrário De Nada É Nada
Hino do Rock! Essa música poderia ser. Do começo animado a letra existencialista, melodia cativante. ‘Se os gregos e troianos atacam e seus pés já não tem onde pisar’. Sensacional Túlio nessa letra. Mais destaque pros vocais. A mais curta porém a mais empolgante do disco, não custaria nada tocar mais esta canção na KISS FM (Rádio Classic Rock da qual eu muito estranho, porque só tocam ‘clássicos’ mas… rock nacional não tem clássico? Cadê eles na programção. E quando tocam, tocam Titãs, Legião Urbana, Ira!, Lobão, nada contra adoro todos, mas e cadê os clássicos? Mutantes, A Barca Do Sol, Tellah, Som Nosso De Cada Dia, tsc tsc, que vergonha.)

07. Tudo Foi Feito Pelo Sol
É linda! Melodia e letra num casamento perfeito que me diz sempre que há esperanças pra tudo. Esperança perdida? Escute esta canção. Aqui em casa quando eu coloco a canção estranhamente minha irmã mais nova canta junto (quase o disco todo na verdade), e olha que ela só gosta de modas. Quando eu pergunto como isso aconteceu ela responde: De tanto que você ouve esse disco eu acabei gostando e decorando! Preciso dizer mais?

Numa escala de 1 a 10 é 100, e de 1 a 100 é 1.000. Um disco cativante de uma banda que era genial. Nessa fase Sergio era o cara mais foda no mundo prog. Todos deviam conhecê-lo por este lado, não um trsite arremedo de Tropicália de pseudo inteligentes como Gil e Caetano (que são estranhamente respeitados mas são absurdamente sem talento), o mundo reverencia Jaggers e Richards da vida que não passam de arremedos, enquanto grandes bandas e artistas não tem o devido respeito. Você já ouviu Mopho? Pipodélica? Charme Chulo? Todas bandas nacionais lindas. Com certeza não! Mas bandas sem nenhum pedaçõ de telento nos ossos tocam nas rádios todo dia. Brasil de mierda!!!!!!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s