José Cid – 10.000 Anos Depois Entre Vénus E Marte (1978)

jose-cidOriginally published on 26.11.06 (New Progshine blog)

José Cid
10.000 Anos Depois Entre Vénus E Marte
1978
Discos Orfeu / EPAT 6001

Track listing:
A1. O último dia na Terra 4:24
A2. O caos 5:50
A3. Fuga para o Espaço 8:09
B1. Mellotron, o planeta fantástico 6:43
B2. 10.000 Anos depois entre Vénus e Marte 6:03
B3. A partir do zero 4:44
B4. Memos 2:22
Total length: 38:15

Review:

01. O Ultimo Dia Na Terra
Estrondo! Silêncio! Sons! … O bumbo marca o começo da música, vocalizações ao fundo e uma sintetizador muito bem timbrado no fundo. O vocal De Jose totalmente em português (de Portugal) é muito bem cantado, e as letras são muito bem compostas. O conceito nos leva a uma ficção-científica no estilo do Super Homem (não me surpreenderia se todo o conceito tiver sido tirado da história!). As guitarras são muito bem tocadas por Zé Nabo (que nome!).

02. O Caos
O violão inicial é um encanto. E os timbres de teclados que recheam o disco só abrem o caminho para uma disco-espacial. Entra então uma guitarra divina num tempo estranho. Esta pra mim é o destaque do disco. Vocais sensacionais com sotaque português encantador. O space rock provocado pelos teclados é um encanto. A segunda parte da música é muito bonita pra que em seguida volte ao começo para a base de um solo de guitarra muito bom. Épica de tão sensacional.

03. Fuga Para O Espaço
Um bonito começo de piano, sintetizadores e mellotrons, baixo encorpado. Jose nos convida a dar um passeio pela nave da fuga fugindo para uma nova vida e começo. Sensacional o arranjo sinfônico para a canção. As guitarras de todo o disco são um caso a parte, belo solo nesta aqui também. Belos vocais dobrados também. Vocalizações a la The Great Gig In The Sky dão a deixa final.

04. Mellotron O Planeta Fantastico
Que introdução de baixo! Nossa! Belo timbre e riff, bateria acompanhando e guitarra wha-wha. Pra que então o instrumento que dá nome a faixa entre em ação, pra logo em seguida dividir novamente o espaço. As paradas a seguir me fazem lembrar um som que eu não consigo lembrar exatamente quem é. Os vocais são muito bonitos num lamento triste.

05. 10,000 Anos Depois Entre Vénus E Marte
Instrumental com influências de Camel (só faltou as flautas). Vocais duplicados e teclados simplesmente soberbos nos contam que tudo pode ser recomeçado…

06. A Partir Do Zero
… A Partir Do Zero novamente. Timbres e mais timbres, toneladas deles. Teclados por todos os cantos, banda afiada tocando o tema na ponta dos dedos e muito precisa.

07. Memos
Memos é uma canção de passagem das mais belas, influência total de Floyd aqui.

08. Vida (Sons Do Quotidiano) – Bonus
Que começo! Piano e o que seria um médico explicando o parto de um bebê! Sensacional. Em seguida um vocal incrível de Cid, sobre uma melodia incrívelmente linda. Esta pra mim é a música épica do disco, seus 12’41 nos levam a uma verdadeira viagem. A segunda parte da música é um 4/4 sensacional e emocionante! Que vocais! No meio da música um garoto entra falando, que coisa arrepiante. Um interlúdio com crianças brincando. E o recomeço com os vocais sensacionais novamente, um acidente de carro também entra na brincadeira, acho que pra mostrarmos que no fim tudo sempre volta como antes e ninguém consegue mudar realmente, que a humanidade nem mudando de planeta consegue se modificar, um trsite aviso que ninguém ouviu ou prestou atenção. (Destaque para a bela linha de baixo na parte final da canção.)

Simplesmente imperdível este 10.000 Anos Depois Entre Vénus E Marte, um disco conceitual (dos melhores) e o que o diferencia são os vocais na língua nativa portuguesa, o que é um encanto a parte.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s